A tecnologia 3D dos cinemas agora está mais perto de você!

 

O entretenimento em 3D (três dimensões) agora não é apenas exclusividade de quem  

 

Frequenta os cinemas com essa tecnologia. As televisões em 3D chegaram ao mercado e já podem fazem parte do dia a dia de algumas pessoas. 

 

 

Vendo em 3D

O segredo dos filmes e televisores em três dimensões é que ao mostrar a cada olho a mesma imagem em posições diferentes, você pode fazer seu cérebro acreditar que a imagem chata que você está vendo tem profundidade. Os pontos de foco e convergência não devem casar como no modo com que os olhos fazem em objetos reais. Embora eles possam convergir para duas imagens que parecem ser um objeto bem na sua frente, eles, na verdade, estão focando em uma tela que está mais longe.

 

Óculos

É mais fácil apresentar algo em 3D em alta definição usando óculos ativos do que óculos passivos. Isso porque com o sistema de óculos passivos, a televisão tem de exibir dois conjuntos de imagens ao mesmo tempo. Um sistema de óculos ativos alterna entre os dois conjuntos de imagens a velocidades muito altas.

 

Televisores prontos para 3D             

O conector do sincronizador de sinal estereoscópico é um conector padrão, com três pinos que plugam em uma porta especial do televisor ou da tela 3D Ready. A outra ponta do cabo pluga em um emissor de raios infravermelhos. O emissor envia o sinal para seu óculos 3D ativo. É isso que sincroniza as lentes LCDs com a ação na tela.

 

Mesmo se você tiver um televisor 3D Ready, um emissor e um par de óculos ativos, nem tudo em sua TV vai parecer ser tridimensional. Os fornecedores de conteúdo devem otimizar o sinal para 3D primeiro. Embora seja possível modificar uma filmagem existente para conteúdo 3D, alguns provedores preferem criar vídeo tendo o 3D em mente antes. Atualmente, a maneira mais fácil de ver conteúdo 3D é conectar um computador à sua televisão 3D Ready usando um cabo HDMI, e em seguida enviar o conteúdo 3D do computador para a televisão.